sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pássaros de madeira divulgam aves de verdade

Weber Girão

A Semana do Meio Ambiente foi comemorada no município do Crato em um evento promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAC) e parceiros - o SEMEIA, que em sua quarta edição celebrou o Ano Internacional da Biodiversidade. Entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 2010 a rica fauna de aves da região do Cariri foi contemplada pela população através de mostras fotográficas, palestras e oficinas de observação.

Estas atividades foram executadas pelo Projeto Soldadinho-do-Araripe, GeoPark Araripe, URCA e SEMAC, e contaram com a participação do ornitólogo Ciro Albano, cujas fotografias recentemente venceram o mais importante concurso de imagens de aves no Brasil.

Alunos de escolas públicas participaram de uma gincana de observação de aves na praça da Sé, onde foram utilizadas dez aves de madeira esculpidas pelo artesão Wanderley, do Ponto de Cultura Mestre Noza, em Juazeiro do Norte. As réplicas de espécies da região foram escondidas nos galhos das árvores com ajuda do seu Vicente, que presta serviço para a prefeitura do Crato, sendo localizados pelos estudantes na manhã do dia 2 de maio. Foram disponibilizados 40 binóculos e lápis de cor para auxiliar a atividade, que incluia a pintura de um folheto com as espécies da dinâmica.

O objetivo de despertar a atenção dos estudantes para a observação de aves foi atingido, pois além das espécies de madeira, aves de verdade acabaram sendo encontradas. Veja alguns representantes da lista:

Sanhaço (Thraupis sayaca)
Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
Lavandeira-de-Deus (Fluvicola nengeta)
Vim-vim (Euphonia chlorotica)
Severino (Tyrannus melancholicus)

As réplicas ficarão permanentemente na praça, permitindo que outras gincanas sejam feitas além do período da semana do meio ambiente. O soldadinho-do-araripe é uma das aves representadas.

Veja outra atividade similar envolvendo o soldadinho-do-araripe














Seu Vicente sofreu para prender um sofreu (Icterus jamacaii) no galho! (Foto: Karina Linhares)














Estudantes procurando as aves. (Foto: Karina Linhares)














Alunos conferindo as espécies observadas para ajudar na pintura. (Foto: Karina Linhares)














Aprendendo a usar binóculos. (Foto: Karina Linhares)














Soldadinho-do-araripe de madeira. (Foto: Karina Linhares)