Espécie perdeu mais de um terço do seu contingente
Weber Girão
Foi concluído o terceiro estudo sobre o tamanho populacional do soldadinho-do-araripe. Assim como as estimativas anteriores, a nova pesquisa foi realizada nas fontes d'água onde o pássaro se concentra, entretanto, o esforço amostral foi elevado de 60% para 93% das nascentes, tornando o resultado mais robusto.
Entre os principais resultados da pesquisa destaca-se o número de casais reprodutivos, que corresponde a apenas 177. Outro resultado alarmante é a estimativa de que um em cada seis pássaros se extinguiu devido ao encanamento irregular de nascentes, sem que os 50m de Área de Preservação Permanente fossem respeitados, segundo o Código Florestal (que também encontra-se ameaçado ver link).
A boa notícia é que esta situação poderá ser revertida com a simples adequação das nascentes à legislação, todavia, 36% dos exemplares do soldadinho-do-araripe já desapareceram devido aos encanamentos associados ao desmatamento, e ações de reflorestamento têm execução mais complicada. As estimativas de declínio são moderadas, pois ainda será necessário calcular o valor da perda associada à diminuição do habitat (floresta úmida), que na melhor das hipóteses já foi reduzido para 23% de seu tamanho original.
A pesquisa também mapeou os setores onde o soldadinho-do-araripe encontra-se mais ameaçado, o que servirá de informação para duas técnicas do ICMBio que estão em visita ao Cariri entre os dias 6 e 10 deste mês. O objetivo delas é avaliar a proposta de criação de uma nova Unidade de Proteção Integral que ajude a conservar os recursos hídricos, beneficiando a sociedade e também o pássaro. Para assistir a matéria veiculada na televisão clique aqui.
E agora, José?! Para onde vou? (foto: Ciro Albano)
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
admiro estas iniciativas!
ResponderExcluir