Entidades locais ajudam soldadinho-do-araripe
Weber Girão
No dia 15 de maio, um domingo, moradores do Distrito de Campo Alegre (Crato, Ceará) se reuniram durante uma manhã e uma tarde para discutir a extinção do soldadinho-do-araripe, bem como os meios de conservar a vegetação e as águas que todos usam. O evento resulta de uma parceria entre o Projeto Soldadinho-do-araripe (PSA) e a Organização Não Governamental ACB (Associação Cristã de Base). Neste distrito, os sítios Cajazeiras e Guaribas ainda abrigam o pássaro e a parceria também está atendendo outras duas comunidades similares: Gameleira de São Sebastião, em Missão Velha; e Riacho do Meio, em Barbalha.
Nos dias 17 e 18 de maio, o PSA participou de um evento ambiental promovido por um de seus mais antigos parceiros, o Serviço Social do Comércio (SESC). As atividades também ocorreram no Crato, um dos três municípios habitados pelo pássaro. Na ocasião da abertura, uma palestra sobre o soldadinho-do-araripe atendeu à curiosidade de um auditório lotado, e no dia seguinte, um número igual de pessoas participou de uma sessão de perguntas e exibição de um filme sobre a ave.
Aos poucos, o soldadinho-do-araripe torna-se cada vez mais conhecido. Por coincidência, esta espécie foi registrada pelo fotógrafo e ornitólogo Ciro Albano, que flagrou um casal namorando e acaba de ser premiado no mais importante concurso de fotografias de aves do Brasil. Parabéns para eles! Para ver as fotos clique aqui.
Reunião no Campo Alegre (foto: Karina Linhares).
Karina Linhares, do PSA, e crianças do Campo Alegre.
Palestra no evento ambiental do SESC (foto: Karina Linhares).
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário