Pelo artesanato, ave participa de feira
Weber Girão
O maior evento da cidade do Crato é sua exposição agropecuária, conhecida como Expocrato, que encontra-se na 60a edição. A festa tradicional era frequentada pelo músico Luís Gonzaga, e o teria inspirado a compor a música "Eu vou pro Crato".
Como símbolo cultural, o soldadinho-do-araripe também está presente no evento. A edição do Jornal do Cariri, praticamente toda dedicada à exposição, também adotou a imagem da ave.
A Associação Comunitária do Sítio Mocotó, do município de Várzea Alegre, também incluiu o soldadinho-do-araripe nas estampas de seu artesanato. Na foto abaixo, curiosamente, o pássaro está associado à água!
Outras peças, como camisas, redes de dormir e almofadas também ilustram o pássaro ameaçado de extinção:
A Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte, importante Ponto de Cultura regional (ver link), também participa desta divulgação popular e espontânea.
Os irmãos Cícero e José Lourenço, da Lira Nordestina (Ponto de Cultura em Juazeiro do Norte), também deram expressaram o pássaro na sua arte: a xilogravura.
Outras artesãs, como Zélia Maria (Crato) e Auxiliadora (Várzea Alegre) retrataram o soldadinho-do-araripe no bordado de retalhos e na argila, respectivamente.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário