domingo, 6 de fevereiro de 2011

Projeto da SOS Mata Atlântica visita o Cariri cearense

Equipe divulga e conhece o soldadinho-do-araripe

Weber Girão

A Fundação SOS Mata Atlântica foi criada em 1986, tendo como objetivo promover a conservação da diversidade biológica e cultural da Mata Atlântica. Para tanto, incentiva o desenvolvimento sustentável, além de realizar a educação e difundir o conhecimento sobre este Bioma, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. No histórico da Fundação destaca-se a luta para mapear a Mata Atlântica, tendo este estudo embasado a legislação que defende o Bioma, que inclui a vegetação das encostas da Chapada do Araripe onde vive o soldadinho-do-araripe.

Outro importante projeto da Fundação é o "A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante". Este projeto tem como objetivo levar mais informações sobre a importância do Bioma e a influência dele na vida das pessoas, estimulando a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. O projeto, que encontra-se na segunda fase do seu terceiro ano, conta com um caminhão adaptado, com palco para manifestações artísticas de temática socioambiental. Nesta etapa, o projeto cumpre um roteiro com foco na região Nordeste do país, encontrando-se em Juazeiro do Norte entre os dias 2 e 6 de fevereiro.

O projeto tem apresentado de forma lúdica importantes conceitos para a população, pois informa que a Mata Atlântica existe no Cariri cearense, além de demonstrar os benefícios de sua conservação. Um detalhe curioso é que a imagem do soldadinho-do-araripe figura em um dos jogos usados pelo projeto. No dia 5 o pássaro ameaçado foi observado pela equipe itinerante, formada pelos biólogos Anderson Palmeira e Patrícia Ferreti Teodoro, além das monitoras Patrícia Ribeiro da Silva e Maruska.

A visita da equipe ao Crato possibilitou que eles, além de contemplarem o pássaro, também conhecessem a Floresta Nacional do Araripe. A equipe se despede da região com a promessa de um dia voltar, mas até lá, poderá ser acompanhada através do seu blog (siga aqui). Aproveitem a última tarde do projeto na Praça dos Ourives, em Juazeiro do Norte. Parabéns aos amigos na sua ousada aventura pelo Brasil, e boa viagem!

Legendas das fotos: (1) Equipe conhecendo pessoalmente o soldadinho-do-araripe, (2) Anderson e Weber com uma peça do jogo da memória e (3) Exposição itinerante.





3 comentários:

  1. Patricia Ferreti Teodoro6 de fevereiro de 2011 às 19:54

    Weber obrigado por nos proporcionar esse encontro com o Soldadinho-do-Aripe, foi muito gratificante!
    Adorei as fotos!
    Abraços,
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. Weber,
    Que maravilha que vocês se encontraram com a SOS Mata Atlântica, melhor que ótimo que a SOS encontrou o Soldadinho.
    Muita força nessa luta!
    Loló

    ResponderExcluir
  3. Weber estive em Juazeiro (a trabalho) você é mais conhecido do que o prefeito da cidade, isso é reflexo de um trabalho respeitável, admirável e que está refletindo positivamente no respeito da população pela preservação do soldadinho, PARABÉNS por sua colaboração para um mundo melhor. Te admiro muito. Em abril estarei por aí mas desta vez a passeio. Abraços Eveline (Guaramiranga)

    ResponderExcluir