Comunidades rurais conheceram a ave
Weber Girão
Neste domingo (30 de outubro), dezenas de moradores das encostas da Chapada do Araripe participaram de atividades promovidas pelo Projeto Soldadinho-do-araripe em parceria com a Associação Cristã de Base. O evento foi o oitavo de uma série que teve como objetivo a sensibilização de comunidades rurais que convivem com o hábitat usado pelo pássaro ameaçado.
Apesar da proximidade, poucas destas pessoas tinham tido oportunidade de conhecer o soldadinho-do-araripe, sendo este um dos objetivos do encontro que também avaliou outras atividades já divulgadas neste blog (saiba mais aqui, aqui e aqui). O resultado foi surpreendente até para a equipe do projeto, pois o pássaro se exibiu para os grupos chegando a dois metros de distância.
Os grupos eram formados por crianças, jovens, adultos e idosos, muitos dos quais tiveram na ocasião o primeiro contato com binóculos, mas que não chegaram a ser indispensáveis graças à ajuda do pássaro! A atividade ocorreu no Parque Ecológico Riacho do Meio e no Sítio Pinheiros, no município de Barbalha. O proprietário do sítio cedeu gentilmente o espaço para a atividade.
Além da observação de aves, exibições de filmes, distribuição de material impresso e debates entre representantes das comunidades transcorreram desde 8 até as 16 horas, sendo intercaladas por lanches e almoço que ajudaram no clima de confraternização pela conservação do pássaro. Um calendário cartilha está sendo produzido e ajudará a lembrar este importante ano para o soldadinho-do-araripe ao longo de 2012.
domingo, 30 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário