segunda-feira, 2 de maio de 2011

Comunidades juntas pela proteção da natureza

Soldadinho-do-araripe ajuda a mostrar o caminho

Weber Girão

Há um ano e meio o Projeto Soldadinho-do-araripe (PSA) se instalou na região de ocorrência do pássaro ameaçado, que vive em uma área de somente 31 quilômetros quadrados situados no sul do Estado do Ceará, precisamente nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha. O principal motivo desta aproximação foi promover o envolvimento com a sociedade local, cuja participação no processo de conservação é essencial.

A Aquasis, Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, é considerada a entidade guardiã do pássaro, segundo reconhecimento da BirdLife International, uma organização global empenhada na conservação das aves. Entretanto, somente com a parceria de grupos regionais seria possível cumprir esta missão, e neste sentido foi estabelecida uma parceria com a ACB, Associação Cristã de Base, um grupo de quase trinta anos desde sua fundação que atua no fortalecimento de organizações comunitárias, considerando o uso sustentável dos recursos naturais.

Na semana passada tiveram início atividades em três pequenas comunidades que convivem diretamente com o soldadinho-do-araripe. Gameleira de São Sebastião (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha) e Guaribas (Crato). Após uma pesquisa inicial, que levantou o nível de conhecimento local sobre o soldadinho-do-araripe, as primeiras ações foram conduzidas pelo PSA com a ACB, ocorrendo uma visita em cada comunidade com a identificação das lideranças locais. Nas próximas etapas serão desenvolvidas atividades em conjunto com estas lideranças para promover ações que elevem a consciência ambiental e resultem em mudanças para uma vida mais sustentável.

Uma destas localidades, o Riacho do Meio, conta com uma Unidade de Conservação estadual habitada pelo pássaro, que na semana passada foi visitada por uma equipe da TV Assembléia, destacando a importância da conservação das águas, matas e do soldadinho-do-araripe. Com trabalho e um pouco de fé, a noção sobre o valor desta riqueza natural está atingindo a esfera local, estadual, nacional e internacional!

Gameleira de São Sebastião
Reunião com lideranças e meninada curiosa!





Riacho do Meio
Equipe da ACB: Batista e Alda. Equipe da TV Assembléia: Janaína Gouveia (repórter); Pedro Paulo (cinegrafista); Cláudio Costa (motorista e auxiliar) e Ana Célia de Oliveira (produtora).





Guaribas
Reunião com lideranças (foto: Karina Linhares).



Nenhum comentário:

Postar um comentário