sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tem Mata Atlântica no Ceará!

Projeto Soldadinho-do-araripe participa de evento nacional

Weber Girão

2011 foi reconhecido pela Unesco como o Ano Internacional das Florestas, mas a despeito da celebração, muitos ainda não entendem a importância deste ambiente para a qualidade de vida no planeta. No Brasil, a sétima edição do evento Viva a Mata promoveu atividades que chamam atenção para a necessidade de conservação da Mata Atlântica, uma das formações florestais mais ameaçadas do mundo.

O Viva a Mata é promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, entidade que está completando 25 anos e que convidou o Projeto Soldadinho-do-araripe para contribuir com o evento, realizado entre os dias 20 e 22 de maio no Parque Ibirapuera, São Paulo. A Lei da Mata Atlântica (Lei n. 11.428) foi uma conquista da sociedade brasileira na proteção deste ambiente e seu mapa inclui o nordeste da Chapada do Araripe, lar do soldadinho-do-araripe.

Aves exclusivas da Mata Atlântica são encontradas em alguns pontos isolados no Ceará, um Estado onde predomina a seca vegetação da Caatinga. A Serra de Baturité, mais próxima do litoral, é o ponto estadual que concentra o maior número destes animais, que chegam a oito tipos de aves. A Chapada do Araripe, mais distante da costa, apresenta um representante deste grupo, o folhaeiro ou vira-folhas (Sclerurus scansor)*. Outros tipos de seres vivos também podem indicar esta relação com a Mata Atlântica.

As florestas das encostas da Chapada do Araripe constituem um ambiente único e ameaçado, assim como o soldadinho-do-araripe. Uma estimativa indica que 77% desta mata já tenha sido devastada, contudo, suspeita-se que a redução foi muito maior. Nesta floresta existem cerca de 130 fontes onde vertem quase 80% de todas as águas da Chapada do Araripe, mesmo que ela ocupe menos de 10% de suas encostas. Este fenômeno é comparável ao efeito de um funil gigante, que concentra água no Vale do Cariri cearense e faz desta região um verdadeiro oásis.

Cerca de 90 mil pessoas compareceram ao Viva a Mata, muitas das quais participaram de atos públicos para a o aprofundamento da discussão do Código Florestal, cuja aprovação ameaça o soldadinho-do-araripe de extinção. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, incluindo o voto de 18 deputados cearenses, contra apenas dois. Durante a discussão do Código, ambientalistas foram assassinados no Pará e a devastação florestal foi agravada por desmatadores confiantes na impunidade. Contudo, ainda existem esperanças, pois a discussão passará pelo Senado e pela Presidenta Dilma, que tem poder de veto.

Folhaeiro ou vira-folhas (foto: Ciro Albano)


Soldadinho-do-araripe simbolizando a Semana do Meio Ambiente (Crato), que acontecerá entre os dias 31 de maio e 5 de junho.


* Espécie endêmica da Mata Atlântica (Brooks et al. 1999). Avaliações mais recentes não incluem esta espécie no grupo citado (Silva et al. 2004).
Brooks, T., J. Tobias & A. Balmford. 1999. Deforestation and bird extinctions in the Atlantic forest. Animal Conservation 2: 211-222.
Silva, J.M.C. da, M. C. de Sousa & C. H. M. Castelletti. 2004. Areas of endemism for passerine birds in the Atlantic forest, South America.Global Ecology and Biogeography 13: 85–92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário