quarta-feira, 13 de abril de 2011

Soldadinho-do-araripe terá Centro de Visitantes

Conclusão é prevista para 2011

Weber Girão

A Chapada do Araripe é classificada como uma Área Importante para conservação das Aves (IBA - Important Bird Area) segundo a BirdLife International – entidade voltada para proteção das aves. A IBA Chapada do Araripe (BR042) é mais uma das 237 reconhecidas no Brasil, contudo, chama atenção para a necessidade de conservação de uma das espécies mais ameaçadas de extinção global e emblemática das águas, o soldadinho-do-araripe.

Este pássaro desperta a curiosidade das pessoas locais e atrai observadores de todo o mundo, e desta necessidade de informação surgiu a idéia de criar um Centro de Visitantes pela equipe da Aquasis – ONG que mantém o Projeto Soldadinho-do-araripe (PSA) e é reconhecida pela BirdLife International como sua guardiã. O espaço será construído no Crato, um dos municípios de ocorrência da ave, mas terá uma seção itinerante para atender principalmente aos outros dois municípios de ocorrência da espécie: Barbalha e Missão Velha.

Na ultima semana aconteceram avanços significativos nas articulações para a execução do projeto do Centro de Visitantes, que contaram com a estada de um dos membros do PSA em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. O espaço apresentará informações sobre a biodiversidade da região, com destaque especial para seu maior símbolo vivo, o soldadadinho-do-araripe. O objetivo do centro é difundir no público a noção da riqueza natural da região e apresentar meios de protegê-la.

Visite as páginas da BirdLife International e de sua representante brasileira, a Save Brasil. Todas disonibilizam informações sobre o soldadinho-do-araripe:

BirdLife, em inglês (link)

Save Brasil, em português (link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário