sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Crato tem outro animal ameaçado de extinção

Com civilidade, espécie será ajudada

Weber Girão

O Projeto Soldadinho-do-araripe existe para encontrar um caminho que evite a extinção deste pássaro e tudo que ele simboliza. Para ter sentido, esta trajetória tem que envolver a participação da sociedade, promovendo sua conscientização. Crato é um dos três municípios habitados pelo soldadinho-do-araripe. Esta cidade esteve muitas vezes na vanguarda, principalmente no episódio em que a república foi proclamada na igreja Matriz por José Martiniano de Alencar, em 1817, integrando o movimento conhecido como Revolução Pernambucana.

Pernambuco continua pioneiro em outras arenas. Por exemplo, juntamente com a Paraíba, estes estados nordestinos não aceitam circos com animais. no Ceará, a lei está em tramitação. Apenas o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul adotaram a mesma postura, mas dezenas de cidades brasileiras estão banindo essa atividade atrasada. O município cearense de Maracanaú já proibiu (link). Exibições de animais em circos são negativas por diversos motivos. Saiba mais sobre o assunto acessando informações aqui. O Circo de Soleil, o mais renomado do mundo, faz questão de não usar animais.

Um circo acaba de se instalar no Parque de Exposição da cidade, tendo como principal atração um elefante-asiático (Elephas maximus), espécie tão ameaçada de extinção quanto o soldadinho-do-araripe, apesar de encontrar-se em uma categoria menos grave. Nosso passarinho é classificado como Criticamente em Perigo de extinção, enquanto o elefante-asiático é considerado Em Perigo de extinção por divesos motivos. Saiba deles lendo aqui (em inglês).

Repelindo este tipo de prática, Crato seria o primeiro município cearense a dar o exemplo, evoluindo e preparando-se para ser o guardião de seu pássaro ameçado. Ganexa, é o nome do deus da sabedoria na religião hindu. Ao contrário do corpo, sua cabeça não é humana, mas de um elefante-asiático.


Fotos da montagem: Ciro Albano e www.yunphoto.net/pt/


Aliá de nome Lady, prisioneira do Circo Europeu, Crato/CE. O animal também foi exibido em Serra Talhada/PE (link), infringindo lei estadual.




Animal não é palhaço. Prisão não tem graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário