segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Soldadinho-do-araripe ganha admirador

Estando livre, ave nos cativa

Alcino Brasil

Cheio de expectativa e tensão, na última quinta-feira 28 de julho, desembarquei no Aeroporto de Juazeiro do Norte, para seguir caminho até Barbalha, a fim de conhecer de perto o Plano Nacional para a Conservação do Soldadinho-do-araripe.

Ele é um pequeno pássaro pesando aproximadamente 20 g, e com 15 cm de comprimento. Ele é branco com a cauda e as penas de vôo das asas, negras, além de um manto carmim que se estende do meio do dorso até um imponente topete sobre o bico. Está ameaçado de extinção pela perda de seu habitat natural, provocado pela cobiça do homem, desmatando a encosta da chapada, local onde ele vivia sossegadamente, quem sabe, há séculos.

Foi realmente emocionante entrar na Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, acompanhado pelo coordenador do projeto, o biólogo Weber Girão, uma pessoa corajosa, dotada de uma imensa paixão pela vida e principalmente pelos pássaros, que faz reacender em nós a esperança de que dias melhores estão por vir, onde as pessoas respeitem mais a Natureza, e recuperem os sentimentos de humanidade e solidariedade tão esquecidos nos dias atuais.

A emoção atingiu o auge no momento em que, munidos de um gravador que emitia os sons do canto do pássaro, conseguimos atraí-lo até nós e vê-lo por alguns instantes juntamente com sua fêmea de cor vede-oliva.

Depois de contemplar sua beleza no estado de natureza, passei a compreender melhor o entusiasmo com que meu filho, Tibico Brasil tanto falava do plano para salvar aquele pássaro, e senti o porquê de sua importância para evitar sua extinção promovendo ações que assegurem a conservação e recuperação da qualidade de seu habitat, as matas úmidas das encostas da Chapada do Araripe.

Ao voltar para casa senti-me também envolvido nesta cruzada e desejoso de cooperar com as pessoas que destemidamente e por um ideal maior, lutam pela proteção da natureza.


Weber Girão, Alcino Brasil, Tibico Brasil e Karina Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário