sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A ave debutante!

15 de dezembro: 15 anos da descoberta do soldadinho-do-araripe

No dia 10 de novembro o Projeto Soldadinho-do-araripe (PSA) participou de uma reunião do Conselho Consultivo da Floresta Nacional (Flona) do Araripe, da qual é um membro oficial. Esta Unidade de Conservação, apesar de não abrigar o pássaro, é extremamente importante para a sua existência, pois a maioria das nascentes d'água habitadas por ele são abastecidas pelas chuvas captadas na área. Esta relação é tão significativa que a Flona adotou a imagem do pássaro em sua logomarca.

Nesta reunião foram debatidos diversos assuntos, com destaque para o planejamento do evento ciclístico denominado Super 12 Horas - Nordeste 2011, que acontecerá na Flona entre os dia 10 e 11 de dezembro (22:00 - 10:00). O PSA foi oportunamente convidado pela organização do evento para instalar um estande, pois justamente neste lugar e data, há quinze anos, teve início a expedição que descobriu o soldadinho-do-araripe, encontrado no último dia de atividades: 15 de dezembro de 1996.

Durante o evento, representantes do PSA vão participar da pedalada, alternando-se no atendimento ao público. Além de saber mais sobre o pássaro e seu projeto de conservação, turmas que queiram observar aves serão formadas e conduzidas em outras trilhas que não estejam sendo usadas pelos ciclistas. O PSA acredita que os esforços de conservação serão mais efetivos com a mudança de conduta da sociedade, que sempre começa com decisões individuais de buscar uma postura justa com a natureza. Em breve serão divulgadas atividades para os dias 12 a 15.

Outro assunto da reunião foi a Festa da Cruz da Baixa Rasa, que ocorre no interior da Flona, em um cemitério que se expandiu a partir do túmulo de um antigo vaqueiro perdido, morto pela sede. As águas que faltaram ao pobre homem se infiltram no solo da chapada e abastecem o soldadinho-do-araripe e as pessoas, que frequentemente esquecem do seu real valor. Às vezes é preciso lembrar antigas histórias para aprender respeitar a natureza, sobretudo nas longas trilhas que entrecortam a Chapada do Araripe.


12 Horas (Fonte)


15 anos (Ciro Albano).


65 anos. Respeite a Flona!!! (Percy Lau).


Reunião do dia 10.


Ouça o conselho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário