terça-feira, 1 de novembro de 2011

Projeto Soldadinho-do-araripe ajudará gestão de fonte

Interação com a sociedade pode evitar extinção da ave

Weber Girão

Na manhã desta terça, 1º de novembro, foi realizada em Crato uma reunião extraordinária do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica (CSBH) do Rio Salgado, em cujos limites está restrito o soldadinho-do-araripe. Na ocasião foi apresentada a página eletrônica do CSBH, que será acessível daqui há vinte dias. Outro assunto do evento foi a consolidação da Comissão Gestora da Fonte do Céu, a segunda a ter este instrumento na CSBH do Rio Salgado.

O pássaro ameaçado foi indicado pela primeira vez nesta fonte em 2004. A comunidade de Santo Antônio (Distrito de Arajara, Município de Barbalha) utiliza estas águas para diversas finalidades, apesar de sua pequena vazão. A Comissão Gestora aprovada tem 13 integrantes, incluindo o Projeto Soldadinho-do-araripe, que instalou seu escritório na região há dois anos justamente para interagir melhor com a sociedade local.

Além destas atividades, foi lançado o documentário "Águas pra que te quero?", de Ubirajara Patrício. Uma visita às obras de reparo ao canal do Rio Granjeiro finalizou as discussões do evento encerrado com um almoço. Obras dispendiosas provam que remediar problemas é muito mais caro que prevení-los, especialmente através do cuidado com as águas desde a nascente, protegendo a natureza.

A organização da sociedade para a conservação das águas é um avanço importante, contudo, pesquisas científicas também podem ajudar a restaurar este patrimônio. Uma descoberta recente sobre descontaminação da água por metais pesados teve origem onde menos se esperava: na planta indiana nim, acusada de oferecer riscos ambientais. A pesquisa realizada no Ceará por Jéssica Martins está sendo orientada pela Dra. Renata Braga, do instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, em Limoeiro do Norte (link).


Reunião extraordinária do CSBH do Rio Salgado.


Um dos habitantes da Sub-bacia do Rio Salgado (Foto: Ciro Albano).


Comitê observa obras do canal do Rio Granjeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário