sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Diário da descoberta: 14 e 15 de dezembro

Weber Girão

Na manhã do dia 14, a turma de alunos da Universidade Federal de Pernambuco participou de uma apresentação e debate sobre a conservação do soldadinho-do-araripe, tendo todos, divididos em dois grupos, a oportunidade de observar a ave. Na parte da tarde, uma entrevista foi concedida na Rádio Educadora do Cariri, no Programa Cariri Encantado, conduzido por Luiz Carlos Salatiel, contando com a participação de Jackson Bantim e da direção do Clube Granjeiro. No início da noite foi realizada no Instituto Cultural do Cariri uma apresentação sobre a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Na manhã do dia 15, Ana Carolina Cordeiro (Associação Asa Branca) e Samuel Portela (Aliança da Caatinga), concederam entrevistas a Paulo Ernesto, da TV Verdes Mares Cariri, atingindo audiência em todo o Ceará sobre RPPN e conservação do soldadinho-do-araripe. Na parte da tarde, através do Geopark Araripe, uma oficina de fantoches produziu peças que serão usadas na educação ambiental voltada para a conservação da espécie e do que ela simbliza. Há 15 anos, dois estudantes de biologia estavam presentes na descoberta do soldadinho-do-araripe e hoje dedicam-se integralmente à sua conservação. Hoje, outros dois estudantes de graduação e mestrado em biologia deram seus depoimentos sobre o que viram nas comemorações, refletindo o que outros acadêmicos e entusiastas também viveram nestes dias intensos de atividades:

"Sem dúvida a semana foi mais do que um aprendizado, foi uma inspiração. O resultado do trabalho da Aquasis através do Weber e da Karina podem ser vistos em qualquer lugar que se olhe pelo Crato, tanto por ter sido inserido ao conhecimento do povo, bem como as mudanças que estão sendo feitas na região devido aos estudos em cima da biologia da espécie: educação ambiental, conservação das nascentes, políticas públicas e etc. É incrível como essa dupla (Weber e Karina) 'respira conservação', e a convicção que nos passam da importância da conservação do soldadinho-do-araripe é tão grande que extrapola e contagia a todos. O soldadinho-do-araripe tem muita sorte de possuir guardiões tão vigorosos e cheios de motivação que, apesar dos grandiosos avanços que pude observar, saí de lá com a certeza de que realizações ainda maiores já estão sendo encaminhadas em todos os setores. Congratular esse grupo de cientistas e ao povo do Cariri que entraram junto nisso tudo é o mínimo que podemos fazer. Muito obrigado pela a oportunidade e pela motivação!"
Heideger Nascimento
(veja as fotos que Heideger fez do soldadinho-do-araripe clicando aqui e aqui)

"Viajar ao Crato para conhecer o soldadinho-do-araripe e o projeto me proporcionou experiências incríveis. Fiquei muito surpresa e feliz com o quanto que a população gosta do soldadinho-do-araripe, pois em poucos lugares se vê esse tipo de participação. Como estudante, ver de perto o trabalho desenvolvido para a conservação do soldadinho-do-araripe me trouxe uma carga de conhecimento que muitas vezes não se tem dentro de uma universidade. Incrível o empenho e a dedicação do Weber e da Karina nesse projeto. Essa foi uma semana que será lembrada com muito carinho."
Iara Coriolano

Durante as comemorações da semana da descoberta do pássaro, ocorreu outra grata surpresa: A aprovação de um projeto submetido pela parceira Associação Cristã de Base, em sua versão simplificada, atendendo às metas assumidas no Plano de Ação Nacional para a Conservação do Soldadinho-do-araripe. Após a avaliação da versão detalhada, esses serão os primeiros benefícios à conservação da espécie decorrentes do documento. A notícia foi publicada no Diário Oficial da União, Seção I Nº 238, terça-feira, 13 de dezembro de 2011.


Reportagem sobre reservas particulares.


Reportagem sobre reservas particulares.


Palestra e debate com alunos da UFPE.


Observação do soldadinho-do-araripe.


Bastidor da entrevista no programa Cariri Encantado.


Paulo Ernesto (Verdes Mares Cariri) e Ana Carolina Cordeiro (Asa Branca).


Oficina de fantoches.


Artesanato com o soldadinho-do-araripe.


Equipe da oficina de fantoches.

2 comentários:

  1. Parabens Weber e Karina, pelo inspirador trabalho em prol de um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o artesanato produzido com motivos do soldadinho. A comunidade está envolvida mesmo com a causa. Parabéns Weber e Karina por todo o esforço , vcs são um exemplo pra gente. Carol meirelles

    ResponderExcluir