terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Eu vi o soldadinho-do-araripe nos seus 15 anos! (II)

Heloisa Silva de Araujo

Há muito tempo queria conhecer o soldadinho-do-araripe, uma ave que para mim tem um grande significado. Sempre alimentei a vontade de vê-lo em seu habitat natural, pois já havia visto em vídeo e em fotos, mas na natureza seria outra emoção.

Nas minhas férias decidi que viajaria ao Crato para conhecê-lo. Logo no primeiro dia da viagem já tive a grande satisfação de ouvir seu canto na mata, as cigarras estavam cantando tão alto que pensei que nem daria certo mas deu para ouvi-lo mais de uma vez.

No terceiro dia fomos à mata com a missão de vermos o bicho. Fui acompanhada do Werner, meu namorado, e do meu primo Weber, que é um dos descobridores do soldadinho-do-araripe. O Weber nos ensinou como usar o binóculo e como ele conhece a rotina do animal estávamos no horário que seria o propício para vê-lo.

Segundo o Weber, primeiro passou perto de nós uma fêmea embora eu não a tenha visto.
Depois conseguimos ouvir um macho cantando e finalmente conseguimos visualizar o animal branco, com asas e rabo pretos e seu topete carmim. Descrevendo assim não dá para se ter noção da emoção que dá, ver um animal de singular beleza e tão ameaçado.

Por uns cinco minutos ele ficou no mesmo galho. Deu para vê-lo bem, seus movimentos e suas cores, quando um raio de sol bateu no topete e a coloração ficou ainda mais linda.

Enfim, consegui realizar meu sonho, vimos mais de um exemplar e ainda vimos beija-flor, borboletas, flores, plantas que não conhecia, ouvimos um pica-pau furando a madeira, foi emocionante.

Recomendo aos demais que façam o que fiz. É muito realizador e é importante darmos a atenção a essa ave que só ocorre aqui na nossa região e que se não tivermos cuidado ela não existirá dentro de pouco tempo.

Vale registrar também que o Projeto Soldadinho-do-araripe (Aquasis) está sendo muito reconhecido e que graças a ele a importância da conservação do animal está sendo levada mais a sério na região do Cariri.


Werner e Heloísa conhecendo o soldadinho-do-araripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário