domingo, 19 de setembro de 2010

Brigada defende soldadinho-do-araripe

Incêncio é debelado com bravura

Weber Girão

Em calamidades é preciso ter esperança, pois muitas vezes ela é o único ponto de apoio que nos resta. Um incêndio iniciado às 13 horas do sábado, dia 18 de setembro, provavelmente teria consequências trágicas para o soldadinho-do-araripe – pássaro cearense ameaçado de extinção – pois aconteceu em um final de semana e enfrentou uma noite de fortes ventanias que certamente alastrariam as chamas rapidamente em áreas de difícil acesso, sobretudo no período seco em que nos encontramos.

Entretanto, cidadãos preocupados com a natureza foram rápidos em acionar o Corpo de Bombeiros do Crato, chefiado pelo Capitão Leoni de Lima Grangeiro, e a Brigada de Incêndios do Núcleo de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (ICMBio/Prevfogo), coordenada pelo funcionário Vicente Alves Moreira. Ao todo, 21 brigadistas e 8 bombeiros combateram o fogo das 15 às 21 horas do sábado, tendo retomado a tarefa às 5 horas da manha do domingo, debelando o incêndio completamente às 10 horas.

O incêndio destruiu 1% da floresta habitada pelo soldadinho-do-araripe, aproximadamente 30 hectares, contudo, o clima é de vitória, pois se não fosse a bravura dos combatentes, o impacto teria sido muito maior. A Brigada de Incêndios foi criada no Cariri cearense em 2001 e a última turma foi formada em agosto, já que ela só funciona nos meses de seca. Um outro incêndio aconteceu exatamente em agosto nas encostas da Chapada do Araripe, na área da nascente das Guaribas, o ponto extremo de distribuição ocidental do pássaro, mas este também foi rapidadmente controlado.

Uma brigada municipal está prestes a ser formada no Crato (20 de setembro), e desta forma, o soldadinho-do-araripe deverá ser mais protegido ainda, juntamente com o frágil ambiente habitado por ele e que é tão importante para as pessoas que vivem em seu entorno. Parabéns para estes destemidos heróis, muitas vezes anônimos, que tanto ajudam na preservação da natureza!














Vicente Alves Moreira, que coordenou o combate ao fogo.














Brigadistas e bombeiros que defenderam o soldadinho-do-araripe contra o fogo.(Foto: Karina Linhares)


















Motocicletas dos brigadistas no alto da Chapada do Araripe.














Escarpas escaladas pelos combatentes do fogo.














Combate noturno. (Foto: Vicente Alves Moreira)














Fumaça dos últimos rescaldos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário