terça-feira, 28 de setembro de 2010

Soldadinho-do-araripe vai à universidade

Ave é discutida em curso de biologia

Weber Girão

A fauna e a flora da Chapada do Araripe têm sido estudadas por coletores e pesquisadores desde o início do Século XIX, com destaque para George Gardner, Freire Alemão, Alfredo Lofgren, Phillipp Von Luetzelburg e Paulo Vanzolini entre outras dezenas de cientistas renomados. A grande maioria destes profissionais não era composta por gente nascida na região, o que era natural devido à falta de instituições regionais de pesquisa.

Atualmente a Região do Cariri conta com dois cursos de biologia, ambos na cidade do Crato. O mais antigo é sediado na Universidade Regional do Cariri (URCA), enquanto o outro integra a Universidade do Vale do Acaraú (UVA). Com o objetivo de desenvolver a capacitação dos futuros biólogos caririenses, o Projeto Soldadinho-do-araripe tem realizado atividades com estudantes destas instituições.

No dia 24 de setembro foi ministrada uma aula para os alunos do sexto semestre do Curso de Biologia da UVA, a convite do professor Alex Sampaio, tendo sido abordados temas relacionados à bidiversidade regional, Unidades de Conservação, além da exibição do filme "Língua de Tamanduá" (assista aqui). Tomara que o soldadinho-do-araripe consiga novos aliados na pesquisa e defesa do meio ambiente na região.











Futuros biólogos da UVA. (Foto: Karina Linhares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário