sábado, 11 de dezembro de 2010

Nova Unidade de Conservação protegerá o soldadinho-do-araripe

Técnicas do ICMBio visitam a região do Cariri pela primeira vez

Weber Girão

Na última sexta, dia dez de dezembro, o soldadinho-do-araripe completou 14 anos desde que foi avistado pela primeira vez. Justamente nesta data foi concluída uma semana de atividades para avaliar a criação de uma nova Unidade de Conservação na sua área de ocorrência. Esta unidade deverá proteger as águas, que são o maior tesouro da região, beneficiando a sociedade e também o pássaro ameaçado de extinção.

As atividades de avaliação contaram com a contribuição de duas técnicas do Instituto Chico Mendes que vieram de Brasília representar a Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral (DIREP). As técnicas Gabriela Leonhardt e Eliana Maria Corbucci puderam conhecer o soldadinho-do-araripe e seu habitat, bem como atores sociais e um pouco do contexto ambiental e político da região do Cariri.

Esta semana de atividades contou com o apoio do Projeto Soldadinho-do-araripe/Aquasis, escritórios da Flona e APA da Chapada do Araripe (ICMBio), Cogerh e Secretaria de Meio Ambiente do Crato. Certamente este foi um importante passo no processo de consevação da natureza na região, contudo, mais esforços deverão ser empreendidos até que a realidade possa ser modificada. Para assistir a entrevista exibida na televisão local clique aqui.






Thaís Campos (Aquasis), Verônica Lima (Flona), Gabriela Leonhardt e Eliana Corbucci (Direp), Weber Girão (Projeto Soldadinho-do-araripe/Aquasis), Willian Brito e Pedro Monteiro (APA), Yarley Brito (Cogerh), Nivaldo Soares (SEMAC) e Alberto Campos (Aquasis) em debate sobre a criação da Unidade de Conservação. (Foto: Karina Linhares).













Momento de conhecer o soldadinho-do-araripe!













Quero um UC nos meus quinze anos! (Foto: Ciro Albano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário