quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Projeto Soldadinho-do-araripe será conselheiro da Flona do Araripe

ONG Aquasis será representada no Conselho Consultivo pelo Projeto

Weber Girão

A Floresta Nacional do Araripe é uma Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável, sendo a primeira de sua categoria a ser criada no Brasil, precisamente em 1946. Desde julho do ano 2000, todas as Unidades de Conservação do Brasil são reguladas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC / Lei Federal N°9.985), e segundo esta lei (artigo 17, 5 parágrafo) "a Floresta Nacional disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes."

A última eleição do Conselho Consultivo desta Unidade ocorreu no dia 14 de dezembro de 2010, onde foram eleitos quatro representantes federais (ICMBio/Flona, IFC, Embrapa, e Universidade Federal do Ceará), quatro representantes estaduais (Cogerh, Semace, Universidade Regional do Cariri e Corpo de Bombeiros/CPMA), cinco representantes municipais (prefeituras de Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Missão Velha e Jardim) e 14 organizações da sociedade civil, entre as quais foi aprovada a Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos).

A Aquasis é representada no Cariri cearense pelo Projeto Soldadinho-do-araripe, que acaba de completar um ano desde que foi instalado na região. Os primeiros trabalhos da Aquasis no Cariri tiveram início em 2004, contudo, pesquisadores da equipe têm atuação local desde 1996 (para saber mais, clique aqui). O calendário de reuniões prevê atuação bimestral e o Projeto será representado pelo biólogo Weber Girão, com a bióloga Karina Linhares como suplente, e ambos estão animados em poder contribuir com a revisão do Plano de Manejo da Unidade, pois este é um importante mecanismo de gestão que ajudará na conservação do soldadinho-do-araripe e do seu habitat, situado imediatamente ao lado da Flona do Araripe.












Representante da Aquasis no aniversário da Flona do Araripe em 2010. (Foto: Karina Linhares)


















Fêmea do soldadinho-do-araripe e filhotes fotografados por Ciro Albano. Veja outras fotos desta espécie do mesmo autor (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário