domingo, 19 de dezembro de 2010

Soldadinho-do-araripe é alvo do turismo

Atividade está em crescimento no Brasil

Ciro Albano

A observação de aves ou birdwatching, umas das práticas de turismo de contemplação de natureza menos impactantes, tem seu maior público praticante nos Estados Unidos e Inglaterra. O Brasil, um dos países com maior biodiversidade do mundo (mais de 1.800 espécies de aves registradas), vem, cada vez mais, se destacando como um dos principais destinos para essa atividade.

O Pantanal, a Amazônia e a Mata Atlântica do Sudeste ainda são os destinos mais conhecidos e visitados. Mas a observação de aves não consiste somente em olhar qualquer passarinho. À medida que se vai aprendendo sobre as diferentes aves, o objetivo é ver e marcar na sua lista as diferentes espécies que ocorrem em cada região. Neste sentido, cada vez mais o Nordeste brasileiro vem entrando neste cenário, pela incrível heterogeneidade de habitats (Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica) e uma enorme quantidade de endemismos.

Neste cenário, o Ceará é parada obrigatória, pois abriga várias espécies de interesse que ocorrem exclusivamente aqui. A serra de Baturité atualmente é o único refúgio conhecido para o periquito-cara-suja. Além dele, várias outras espécies endêmicas da Mata Atlântica nordestina e mesmo representantes isolados de espécies amazônicas, como o tucaninho-da-serra, são mais facilmente vistas nessa região. Esse fator, associado a uma boa rede hoteleira, tornaram a serra um dos points.

Outro local de destaque é a Chapada do Araripe, único lugar do mundo onde ocorre o soldadinho-do-araripe, espécie de beleza ímpar e apenas recentemente (1998) descrito para a ciência. Além dele, que ocorre ao longo da encosta da Chapada, a Flona do Araripe e seu entorno abrigam várias outras espécies exclusivas do Bioma Caatinga.

Para saber mais sobre a atividade clique aqui.













Observadores de aves (foto: Ciro Albano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário