quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SESC & Aquasis: Uma década pela conservação

Parceria é decisiva no Ano Internacional das Florestas

Weber Girão

O ano de 2011 marca o início de uma nova década, sendo este período herdeiro de duas diferentes realidades acentuadas no novo milênio. A primeira é positiva, pois hoje em dia a sociedade é cada vez mais consciente quanto à conservação da natureza. Por outro lado, tivemos de confrontar graves crises globais decorrentes de mudanças climáticas. Antevendo este futuro há uma década, a Aquasis e o SESC já se preocupavam com estas questões no momento em que celebraram sua parceria, tendo como objetivo evitar extinções e conservar o meio ambiente no Ceará e estados vizinhos.

Em 2001 a Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos) assinou um convênio com o SESC para criar o primeiro Centro não governamental de Reabilitação de Mamíferos Marinhos na Região Nordeste, permitindo inclusive que 40 peixes-boi fossem resgatados até hoje, sendo este o mamífero marinho mais ameaçado de extinção no Brasil. Outras espécies passaram a ser comtempladas na parceria, como o periquito cara-suja, na serra de Baturité e Quixadá, e o soldadinho-do-araripe, no Cariri, sendo estas as aves mais ameaçadas de extinção global encontradas no Ceará.

Desde 2004 a conservação soldadinho-do-araripe é apoiada pelo convênio, que beneficia tanto a cultura quanto a pesquisa. Um exemplo disso é a Mostra SESC Cariri de Cultura, que muito tem ajudado a divulgar a imagem da espécie, servindo inclusive como marca do evento por duas vezes. A vertente de pesquisa também permitiu a elaboração do Plano de Conservação da espécie, sendo a principal ferramenta da conservação do soldadinho-do-araripe, que tem a degradação dos recursos hídricos e das florestas como sua principal ameaça.

A Unesco declarou 2011 como o ano Internacional das Florestas, o que parece uma grande coincidência! Pois a celebração remete à década de conservação das florestas de manguezais para o peixe-boi e matas serranas para as aves ameaçadas, sendo todas, juntamente com as pessoas, o principal alvo de conservação dos projetos da Aquasis, SESC Ceará e Sistema Fecomércio. Neste ano comemorativo, a criação das Unidades de Conservação na divisa costeira entre o Ceará e o Piauí e nas encostas da Chapada do Araripe serão o verdadeiro presente tão esperado para nossa biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário