segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Soldadinho-do-araripe protege aves mundo afora

Ave conquista benfeitores em campanha contra extinção

Weber Girão

Dois anos e meio se passaram desde que o soldadinho-do-araripe foi adotado por um padrinho ilustre no exterior, mas ainda pouco conhecido no Brasil, o Sir David Attenborough, o maior expoente da comunicação sobre história natural do mundo. O gesto alcançou repercussão (ver link) que ainda hoje promove a conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção além do soldadinho-do-araripe.

A entidade BirdLife International acaba de lançar uma nova campanha denominada The Rare Bird Club (O Clube das Aves Raras), cujo objetivo é apoiar projetos que revertam o declínio global de espécies e melhore a qualidade de vida das pessoas. Para tanto, a campanha pede a contribuição de associados e oferece a oportunidade de que eles conheçam as ações conservacionstas nos diversos países apoiados pelo programa.

Acessando o endereço do programa (ver link) é possível ler um belo documento que apresenta o soldadinho-do-araripe e seu padrinho em destaque. A apresentação é escrita por Sua Alteza Imperial, a Princesa Takamado (Hisako) do Japão, que em outra oportunidade já intercedeu pelo soldadinho-do-araripe, quando sugeriu que sua imagem fosse usada para estampar uma coleção de alta costura, com recurso revertido para conservação de outras aves ameaçadas de extinção (ver link).

Nenhum comentário:

Postar um comentário