quarta-feira, 23 de março de 2011

Mais uma semana no Projeto Soldadinho-do-araripe

Novidades desde a última postagem no blog

Weber Girão

O Projeto Soldadinho-do-araripe (PSA) realiza atividades diárias para conservação da espécie. Comentamos a seguir algumas das principais ações promovidas e apoiadas entre os dias 16 e 22 de março de 2011.

Dia 16 - Os incêndios estão entre as principais ameaças ao soldadinho-do-araripe. Além de salvar vidas humanas, o batalhão do Corpo de Bombeiros também é um dos grandes defensores deste pássaro. O PSA apóia as ações do batalhão na região, principalmente o Projeto Jovem Bombeiro Voluntário, que orienta adolescentes na formação moral em capacitações oferecidas. Neste dia ocorreu a formação da turma de 2011, cuja aula inaugural foi realizada no prédio onde funciona o PSA. Os alunos aprenderam um pouco sobre o pássaro e outras atividades serão realizadas ao longo do ano, incluindo palestras e observação de aves em visitas às áreas protegidas na região.

Dia 17 - A Floresta Nacional do Araripe é uma Unidade de Conservação federal criada para proteger as fontes na região do Cariri cearense, habitadas pelo soldadinho-do-araripe. Uma das formas de gestão desta unidade é o Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Araripe, que tem o PSA como um de seus conselheiros. Neste dia, 24 representantes da sociedade se reuniram pela primeira vez após a eleição de 2011, com a apresentação dos novos conselheiros, tendo ocorrido o planejamento inicial para revisão do Plano de Manejo da Flona, que é a mais importante ferramenta de defesa e administração da unidade.

Dia 18 - Quantas vezes o soldadinho-do-araripe canta por mês? Responder esta pergunta é importante para saber como o pássaro se adapta à irregularidade das chuvas na região. Seu empenho reprodutivo pode ser medido por este índice, que se relaciona com a oferta de frutos, ligada à intensidade e duração das chuvas. A medição da atividade sonora em março indica que terminou a estação reprodutiva do pássaro, com previsão de recomeçar em setembro.

Dia 21 - Foi aberta A Semana da Água & da Árvore no Município do Crato. No evento, palestrantes falaram sobre a importância de conservar estes importantes elementos que fazem da região um verdadeiro oásis. "Águas passadas, lições pro futuro" foi o tema do evento, elaborado pelo PSA em referência às calamidades ambientais que destruíram parte da cidade no início deste ano. A logomarca do evento, também criada pelo PSA, relaciona águas e árvores através do soldadinho-do-araripe. Na ocasião, a empresa de moda Casulo ofereceu apoio ao PSA. O cartão de crédito da loja utiliza a imagem do pássaro.

Dia 22 - O Prêmio Ambientalista do Ano foi concedido no município de Barbalha pela ONG SOS Chapada do Araripe, incluindo o troféu Soldadinho-do-araripe. Na ocasião foi exibido o filme Língua de Tamanduá, do PSA, que também esteve presente no evento. Dia da Água foi lembrado pelo PSA e uma matéria foi exibida na televisão local sobre o pássaro e a conservação das águas (assista aqui).

Legenda das fotos: Reunião do Conselho da Floresta Nacional do Araripe; Abertura da Semana da Água e da Árvore / Crato (Karina Linhares); e Prêmio Ambientalista do Ano (Karina Linhares).





Nenhum comentário:

Postar um comentário