quarta-feira, 16 de março de 2011

Soldadinho-do-araripe canta em três línguas!

CCAA divulgará a conservação do pássaro

Weber Girão

A região do Cariri é conhecida por sua rica cultura e também pela Chapada do Araripe, situada entre os estados brasileiros do Ceará, Pernambuco e Piauí. Este imponente marco geográfico concentra um patrimônio natural reconhecido internacionalmente, sobretudo pelos seus fósseis e pelo soldadinho-do-araripe, um pássaro que simboliza a região e que encontra-se ameaçado de extinção global devido ao uso insustentável das águas e devastação florestal. A Chapada do Araripe é encravada na região mais seca do Brasil, entretanto, sua conformação geológica possibilitou a manutenção de um verdadeiro oásis, composto por floresta e riachos que são o hábitat do pássaro e que beneficiam milhares de pessoas.

Desde sua descoberta, em 1996, o soldadinho-do-araripe é avaliado em estudos que resultam em ações para sua proteção e do ambiente que ele simboliza. No ano 2000 o pássaro foi mundialmente reconhecido como uma espécie ameaçada de extinção, segundo a entidade BirdLife International. Em 2003 o governo brasileiro também reconheceu a gravidade de sua situação. Desde então, o impacto de sua descoberta para o meio científico passou a ser acompanhado por toda sociedade.

Em 2004 a Organização Não Governamental (ONG) Aquasis, começou a atuar na região do Cariri, incluindo membros que pesquisavam o pássaro desde sua descoberta. Após relevantes avanços na conservação do soldadinho-do-araripe, a Aquasis recebeu a chancela de guardiã do pássaro, conferida pela BirdLife International. Esta ONG tem escritório em Caucaia, quase 600 km distante do Cariri, o que motivou a criação de um posto avançado na região em dezembro de 2009, sendo denominado Projeto Soldadinho-do-araripe. Durante seu primeiro ano de atividades intensivas na região, o Projeto criou um blog como canal de comunicação nacional, além de outro internacional (link).

Para aprimorar a divulgação internacional da conservação da ave, o Projeto Soldadinho-do-araripe acaba de firmar uma parceria com o CCAA, uma das escolas de maior tradição no ensino de línguas do Brasil, representada na região pela Unidade Cariri, dos Muncípios de Juazeiro do Norte e Crato. Conservar o soldadinho-do-araripe e seu ambiente é nosso desafio, sempre envolvendo a sociedade local neste processo.

O CCAA cuidará que as notícias sejam divulgadas em inglês e espanhol (link), contando com a participação de professores e alunos do curso que contribuirão efetivamente na proteção dos recursos naturais de sua região. Além de envolver cidadania e aprendizado, o CCAA receberá palestras de pesquisadores estrangeiros que visitam o Projeto, promovendo a difusão da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário