segunda-feira, 14 de março de 2011

Soldadinho-do-araripe simboliza eventos ambientais

Dois municípios habitados pela ave serão contemplados

Weber Girão

Em todo o mundo, o soldadinho-do-araripe pode ser encontrado em apenas três municípios: Crato, Barbalha e Missão Velha. Esta grave condição não está sob controle, pois as matas habitadas pelo pássaro permanecem em declínio. Para que esta espécie não seja extinta é necessária a conscientização da sociedade sobre sua importância e condição.

Em dois destes três municípios a imagem do soldadinho-do-araripe está sendo associada à conservação da natureza. Em Crato, a Semana da Água e da Árvore de 2011 acontecerá entre os dias 21 e 26 de março. Debates sobre o tema deverão ser oportunos, pois a cidade passou por uma calamidade ocasionada por fortes chuvas, possivelmente agravada pela degradação da vegetação ciliar. O pássaro é o simbolo ideal para o tema, uma vez que relaciona matas e águas para sua sobrevivência. Em Barbalha, o Prêmio Ambientalista do Ano de 2011 agraciará os destaques na conservação ambiental com o troféu soldadinho-do-araripe. Este evento aconterá no dia 22 de março.

Estas iniciativas louváveis são uma etapa no processo da conservação do soldadinho-do-araripe e do hábitat que ele representa, contudo, ações contundentes evitarão a extinção, como: (1) a criação de uma Unidade de Conservação de proteção integral nas encostas da Chapada do Araripe; (2) a restauração de pelo menos dez nascentes d'água e de suas matas; e (3) a recomposição florestal das encostas da chapada entre Missão Velha, Abaiara e Porteiras. Este último desafio é o maior, contudo, obras vultuosas como o Cinturão das Águas do Ceará margearão este setor, podendo, se a sociedade quiser, resgatar o soldadinho-do-araripe e seu hábitat da extinção, fazendo com que a região do Cariri cearense permaneça como um oásis no semi-árido nordestino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário