sexta-feira, 7 de outubro de 2011

353...

Ciro Albano

Hoje morreu um cara importante pro mundo; o seu Steve Jobs de fato deixou seu legado. Eu mesmo ando com 1 Iphone e 2 Ipods pregados no corpo e ambos viraram ferramentas imprescindíveis no meu dia-a-dia...
Mas juro que hoje fiquei mais chocado com a constatação da provável morte de um velho conhecido. O soldadinho-do-araripe “dono” do que eu chamava de território 1 do Arajara Park desapareceu. Esse é de looonge o mais famoso “indivíduo” desta espécie; era completamente desinibido e parecia até gostar de câmeras e binóculos apontando pra ele. A imensa maioria das fotos existentes da espécie divulgadas mundo afora (do Endrigo* no HBW*, a minha capa da Neotropical Birding*, a do Marigo* na National Geographic e várias e várias outras são dele!!), duas premiações no Avistar* que ganhei também foram graças a ele... Os vídeos dos Globo Repórteres, dos documentários sobre a espécie, os do Del Hoyo* no IBC*... tudo dele. Além do quê; mais de 90% dos grupos de observadores que visitam a região vão ao mesmo local e devem a esse indivíduo os momentos felizes vividos ao lado de tão bela ave. Mas como sei que sempre foi o mesmo indivíduo??? Não posso provar; isso é fato; mas visito essa região várias vezes por ano há quase 10 anos. Esse bicho sempre tava na mesma área (o que não prova nada), MAS “ELE” POUSAVA SEMPRE NOS MESMOS POLEIROS pra cantar há anos (e isso acho MUITO improvável que se repita entre indivíduos diferentes). Enfim; confesso que senti um vazio danado... :(
Mas não foi tão ruim; na área onde “meu amigo” soldadinho vivia esse jovem da foto começando a mudar a plumagem surgiu todo cheio de moral inclusive ensaiando alguns chamados territoriais!! Que ocupe este território e procrie muito como fez seu provável pai!!



*Observações do blog
-[Edson] Endrigo - renomado fotógrafo de aves
-HBW [Handbook of the birds of the world] - manual de aves do mundo
-Neotropical Birding - revista de observação de aves neotropicais
-[Luís Cláudio] Marigo - renomado fotógrafo de aves
-Avistar - encontro de observadores de aves com concurso fotográfico
-[Joseph] Del Hoyo - editor do HBW
-IBC [Internet Bird Collection] - saite com fotos e filmes de aves

2 comentários:

  1. Ele também faz parte da palestra que apresento sobre observação de aves e educação ambiental, em uma fotografia gentilmente cedida pelo Ciro. Vai continuar encantando por muito tempo ainda, imortalizado nestas belas imagens!

    Tietta Pivatto
    Bonito - MS

    ResponderExcluir
  2. Que pena Ciro. Mas como o Steve Jobs, ele cumpriu uma missão super importante em sua vida, porém, quem sabe ele ainda esteja vivo. Quem é vivo sempre aparece, vamos esperar.
    Se confirmado, o Arajara podia prestar uma homenagem criando o monumento ao "soldadinho desconhecido".
    abraço
    Luiz Álvaro

    ResponderExcluir