sábado, 10 de dezembro de 2011

Diário da descoberta: 10 de dezembro

Soldadinho-do-araripe hoje e há 15 anos

Weber Girão

Por volta das seis da manhã do dia 10 de dezembro de 1996 tinha início a campanha que descobriria o soldadinho-do-araripe. De um ônibus que chegava ao Crato vindo de Fortaleza, desembarcava um dos dois pesquisadores. O outro, com um ônibus de estudantes partindo de Recife, chegaria à sede da Floresta Nacional do Araripe no fim da tarde.


Passagem de ônibus que trouxe de Fortaleza um dos descobridores do soldadinho-do-araripe.

Todos foram recepcionados por Willian Brito, que na ocasião era Chefe daquela Unidade de Conservação. Uma fotografia foi tirada pela então aluna Karina Linhares, registrando o encontro dos pesquisadores do Ceará e de Pernambuco. Contudo, o filme usado era de slides e foi revelado para papel. A imagem permaneceu inutilizada por mais de uma década, quando então foi resgatada. Karina hoje é integrante do Projeto.


Fotografia do encontro de Weber Girão e Galileu Coelho (Foto: Karina Linhares).

Exatos quinze anos depois, entre 6 e 8 horas da manhã de hoje, um programa de rádio com Willian Brito e Weber Girão, apoiado por Willian II, foi dedicado ao soldadinho-do-araripe. A entrevista foi intercalada com músicas interpretadas por Luís Gonzaga que falam de aves, como: A volta da asa branca, Acauã, O caçador, Assum preto e Carimbamba, além de uma música cantada por jovens do projeto Brigada da Natureza, chamada Língua-de-tamanduá e que homenageia o pássaro, bem como uma de Rainério Ramalho e Flávio Carneirinho. Gonzagão completaria 99 anos de nascimento no próximo dia 13 de dezembro, bem no meio das comemorações do pássaro.


Estúdio do programa dedicado ao soldadinho-do-araripe.

Há quinze anos o pássaro ainda era desconhecido. Hoje, no caminho da Rádio São Francisco (o protetor dos animais), nota-se até nas ruas da cidade que o soldadinho-do-araripe é um símbolo não somente da natureza regional, mas da cultura, da qual já faz parte.


Placa com numeração de casas (Crato) ilustrando o soldadinho-do-araripe e o canário-da-terra.

Um comentário:

  1. A gente quer ver a comemoração de muitos anos deste projeto tão rico! E que sejam sempre com saldos positivos sobre a conservação do soldadinho. Parabéns a vocês, protagonistas desta história!!
    Ana Carolina Lins e Silva

    ResponderExcluir