quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Soldadinho-do-araripe representa aves brasileiras

Livros de fotógrafo destacam o pássaro cearense

Weber Girão

A repercussão sobre o soldadinho-do-araripe começou com sua descoberta, há quinze anos. Inicialmente, atingiu a academia, mas nos anos 2000 e 2003 passou também a chamar atenção da sociedade geral, quando integrou as listas vermelhas de espécies ameaçadas no ambiente internacional e brasileiro. Até esta ocasião não existiam fotografias que ilustrassem o soldadinho-do-araripe em toda sua beleza, no entanto, o renomado fotógrafo Edson Endrigo empreendeu uma campanha com este objetivo, acompanhado por Ciro Albano, que por sua vez começava a se destacar nesta arte e conhecia a realidade do pássaro.

A expedição fotográfica em busca do soldadinho-do-araripe ilustrou duas importantes publicações. A primeira foi o 'Manual das Aves do Mundo' (Handbook of the Birds of the World), uma obra monumental de 16 volumes que em 2004 representou as aves da família da ave cearense (Pipridae). A segunda foi o livreto Conservação do Soldadinho-do-araripe Antilophia bokermanni: Subsídios para elaboração do plano de manejo. Esta publicação resultou do primeiro projeto de proteção da espécie (leia).

Edson Endrigo ajudou a difundir a imagem do pássaro, permitindo que sua figura e história cativassem a sociedade. Seu trabalho fotográfico sobre as aves dos Biomas brasileiros está sendo divulgado em matérias de revistas, como a da TAM nas Nuvens, que resume seus livros com imagem do soldadinho-do-araripe (leia). O 'Manual das Aves do Mundo' considerou a descoberta do pássaro cearense como um dos eventos mais importantes da moderna ornitologia (estudo das aves). O livreto do primeiro projeto de conservação evoluiu para dois planos de ação para proteção da ave e seu ambiente. Visite a página da editora do fotógrafo clicando aqui.


Capa da primeira publicação para a conservção do soldadinho-do-araripe, com fotografia de Edson Endrigo.

Um comentário:

  1. É uma ave de hábitos peculiares ,mal foi descoberta e já se encontra no livro vermelho.Parabéns pelo trabalho Weber Girão.

    ResponderExcluir