quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Agroecologia pode ajudar ave ameaçada a sobreviver

Extinção zero também é desafio para desenvolvimento sustentável

Weber Girão

O II Congresso Cearense de Agroecologia (ver link) acontecerá entre os dias 10 e 13 de novembro de 2010 em Juazeiro do Norte, tendo como tema "Agroecologia rumo ao desenvolvimento sustentável". O evento conta com o apoio de entidades regionais como a ACB / Associação Cristã de Base (ver link), que também é parceira da ONG Aquasis no projeto Soldadinho-do-araripe. O congresso foi debatido no dia 5 de outubro no FAPCD / Fórum Araripense de Prevenção e Combate à Desertificação – uma assembléia mensal de entidades que buscam o equilíbrio entre a natureza e bem-estar social desde 1999.

O modelo agrícola tradicionalmente adotado no Brasil tem substituído ecossistemas inteiros visando a produção de um único item em larga escala, atendendo aos interesses de poucos privilegiados. Foi assim com a cana-de-açúcar na Região do Cariri, existindo estimativas de que 80% ou mais das florestas habitadas pelo do soldadinho-do-araripe tenham sido destruídas neste processo, que também trouxe impactos no clima e ciclo hidrológico local, além de concentrar renda e terras.

A idéia de oposição entre produção agrícola e conservação da natureza é falsa. A Agroecologia tem se desenvolvido nos últimos anos derrubando este mito, e o Projeto Soldadinho-do-araripe entende que ações de educação ambiental em comunidades nas encostas da Chapada do Araripe poderá abrir caminho para a mudança de práticas agrícolas agressivas ao habitat ocupado pelo soldadinho-do-araripe. Nesse sentido, o Plano de Conservação da espécie tem a Meta 5.1 que assume "Desenvolver projetos locais de educação ambiental (continuamente) com três comunidades: Guaribas (Crato), Riacho do Meio (Barbalha) e Gameleira de São Sebastião (Missão Velha), usando o soldadinho-do-araripe como espécie bandeira". Esta meta foi assumida pela ACB e conta com o apoio do FAPCD, Aquasis, BirdLife, IFCE-Crato e GeoPark.

A Aquasis acaba de articular a visita de um pesquisador internacional para avaliar o soldadinho-do-araripe e outras espécies como símbolos para conservação nestas comunidades, contando com o apoio da entidade Conservation Leadership Programme (ver link). O Dr. Diogo Veríssimo pesquisa pelo Instituto Durrel de Conservação e Ecologia, na Inglaterra, e permanecerá na região entre os dias 20 de outubro e 10 de novembro.














Fórum Araripense de Prevenção e Combate à Desertificação (5 de outubro de 2010)














Fórum Araripense de Prevenção e Combate à Desertificação (5 de outubro de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário