sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Soldadinho-do-araripe tem distribuição mapeada no Crato

Concluído estudo em um dos três municípios de ocorrência da ave

Weber Girão

No mês passado teve início o terceiro censo do soldadinho-do-araripe, conforme matéria já divulgada aqui (ver link). A área de ocorrência da ave ameaçada se concentra em fontes d'água distribuídas em três municípios: Crato, Barbalha e Missão Velha, e a boa notícia é que acaba de ser mapeada sua distribuição no Crato. A tarefa inclui não somente achar o pássaro, mas também a correção das coordenadas geográficas das fontes, que em alguns casos encontravam-se distantes mais de um quilômetro de sua real localização.

A primeira fase do estudo no município levantou 94% das fontes onde a espécie poderia ocorrer, restando apenas duas para a etapa final. Estas fontes encontram-se em um local de difícil acesso e custaram duas tentativas de estudá-las, todavia, percalços que incluiram até enxames de abelhas prorrogaram seu estudo para o final da campanha de levantamento.

O resultados indicam que 68% das fontes no Crato abrigam o soldadinho-do-araripe, ao contrário de 26% onde a espécie não existe mais. A maioria das fontes sem a ave encontra-se na região conhecida como Coruja, estando situadas em roçados e quintais de casas. Nascentes d'água são um tesouro em qualquer lugar, mas no árido sertão nordestino deveriam ser melhor utilizadas. Em alguns casos estas fontes não servem mais para o consumo humano. Uma série de reportagens divulgadas esta semana na televisão cearense destaca a problemática das águas (ver matéria) e da extinção do soldadinho-do-araripe (ver matéria).












Leito em que a água só flui em canos. (Foto: Karina Linhares)














Ponto em que a água é barrada e encanada. (Foto: Karina Linhares)













Soldadinho-do-araripe. (Foto: Ciro Albano)

Um comentário: