segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Soldadinho-do-araripe simboliza cultura nordestina

Cariri cearense tem uma bandeira viva

Weber Girão

O soldadinho-do-araripe é uma ave exclusiva do Cariri cearense, uma região de cultura singular que é referencial do nordeste brasileiro. Alguns nomes refletem um pouco das histórias que se cruzam neste lugar, como por exemplo: Pe. Cícero; Luís Gonzaga, Patativa do Assaré, beato José Lourenço, Lampião, entre outros não menos complexos e repletos de significados.

A imagem da ave tem sido adotada como um símbolo para a conservação dos recursos naturais, mas a cultura regional também a incorporou aos poucos em seu cotidiano. Na música, podemos encontrar o soldadinho-do-araripe no Festival Cariri da Canção, que no ano passado teve um xote composto em sua homenagem (ouvir link)

















Clique no link para saber mais sobre o festival.

A Mostra SESC Cariri de Cultura é um importante evento regional que também tem sua imagem associada ao pássaro, já tendo sido adotado inclusive na logomarca. Para novembro deste ano estão sendo programadas diversas atividades envolvendo o soldadinho-do-araripe na 12° edição do evento.















Outras manifestações como o cordel também têm representado a ave. (ver link)



Um comentário:

  1. Alunos da Escola Edson Olegário de Santana que fazem parte do Projeto Art' Escola da Professora Nairle Teixeira, tem um grupo regional onde as mesmas estão dançando em algumas escolas uma música onde fala sobre o Soldadinho do Araripe. Está sendo uma revelação.

    ResponderExcluir