segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Soldadinho-do-araripe representado no artesanato

Capacitação popular inclui a ave como símbolo regional

Weber Girão

Uma oficina do Sebrae demandada pelo Geopark Araripe foi ministrada por onze designers no Crato entre os dias 16 e 23 de outubro. O objetivo do evento foi capacitar comunidades locais para produzir artesanato, ajudando-as na geração de renda e difusão de manifestações culturais. Entre estes profissionais, destaca-se a arte-educadora Selma Ginez, que trabalhou com onze alunos a técnica conhecida como patchwork, que consiste em montar imagens com retalhos costurados sobre tecido.

Ao ensinar a técnica, Selma aproveitou para chamar atenção sobre o soldadinho-do-araripe formando sua imagem nas peças elaboradas no curso, além de atentar para o fato da ave só existir no Cariri cearense e em nenhuma outra parte do mundo. Assim, ela não só alertou sobre a ameaça de extinção que atinge a espécie, mas também para a beleza do pássaro que encanta todos que o conhecem.

Selma Ginez conhece bem os esforços de conservação do soldadinho-do-araripe e do ambiente em que ele vive, pois seu filho, Ciro Albano tem sido um dos maiores colaboradores deste processo (ver link). Tomara que esta seja apenas uma das primeiras iniciativas de tantas outras que virão!










Algumas peças desenvolvidas por Selma Ginez. (Foto: Karina Linhares)

















Weber Girão e Selma Ginez. (Foto: Karina Linhares)

Um comentário:

  1. Isso é muito bom! Juntar arte/educação e alerta sobre o soldadinho do Araripe!
    bjs
    Marilda

    ResponderExcluir