quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pássaro cearense é ameaçado de extinção por encanamentos d’água

Soldadinho-do-araripe já não se reproduz em quase 40% das fontes d’água de seu habitat

Weber Girão

O soldadinho-do-araripe é o único pássaro exclusivo do Estado do Ceará, sendo encontrado apenas nos municípios de Missão Velha, Crato e Barbalha, e para sobreviver depende das fontes d’água desta região, que é como um verdadeiro oásis no semiárido brasileiro. O pássaro foi descoberto há apenas 14 anos, sendo considerado um dos animais mais ameaçados de extinção no mundo, segundo as listas nacionais e internacionais de espécies em risco de desaparecimento; mas o que está acabando com este símbolo vivo da Região da Chapada do Araripe?

Acaba de ser concluído um estudo sobre a distribuição do soldadinho-do-araripe, onde foram pesquisadas 93% das 128 fontes d’água onde ele pode viver. O resultado mais alarmante aponta que quase 40% das fontes já não servem mais para a reprodução do pássaro, pois se encontram encanadas de forma irregular, com captação da água a menos de 50 metros da nascente, havendo casos em que o líquido flui apenas dentro de canos impossibilitando a reprodução da ave. O estudo foi conduzido por uma equipe de sete pesquisadores da ONG cearense Aquasis e colaboradores, devendo integrar o novo plano de conservação da espécie que será publicado este ano em parceria com o Instituto Chico Mendes.

Outro estudo realizado em 2006 estima que mudanças climáticas devam levar um quinto das espécies da família do soldadinho-do-araripe à extinção (ver link). Em 2010 foi registrada a pior seca dos últimos 26 anos no Ceará, confirmando os prognósticos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC/ONU) para o nordeste brasileiro. Nos últimos 150 anos a vazão de uma das principais fontes da região teria diminuído para um quarto do volume original, refletindo uma queda na oferta dos recursos hídricos vitais para a fauna, flora e também para as cidades.

Contudo, ainda há esperança, pois outro resultado importante da pesquisa é que em 38% das fontes onde a espécie não se reproduz também foram encontrados exemplares jovens do soldadinho-do-araripe. Estes jovens nascidos em outros setores mais preservados chegaram às fontes degradadas em busca de novos territórios, o que significa que a espécie poderá voltar a se reproduzir nestas áreas caso sejam recuperadas e entrem em conformidade com a legislação. Com o mapeamento dos setores onde o pássaro encontra-se mais ameaçado será possível realizar ações mais eficazes para sua conservação. A ONG Aquasis é detentora do título de Guardiã do soldadinho-do-araripe (ver link), conferido pelo programa de prevenção de extinções da entidade BirdLife International, que tem atuação global para proteção das aves e de seu habitat.















Gráfico que demonstra a evolução do conhecimento sobre a distribuição do soldadinho-do-araripe em sua área de ocorrência.












Não deixe que o soldadinho-do-araripe se vá... (foto: Fábio Nunes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário