sábado, 20 de novembro de 2010

Soldadinho-do-araripe, endêmico e ameaçado: qual a diferença?

Conceitos simples ajudam a entender importância da ave

Weber Girão

Espécies ameaçadas de extinção são aquelas que podem desaparecer rapidamente de uma determinada região. As emas cearenses são um exemplo de espécies que foram extintas na natureza no Estado do Ceará. Contudo, esta ave que é atualmente a maior do continente ainda existe em estados vizinhos, como o Piauí. A situação do soldadinho-do-araripe é mais grave, pois uma vez extinta, não existirá em nenhuma outra parte do mundo. É a chamada Extinção Global.

Espécies endêmicas são aquelas restritas a determinados locais do planeta. Estes locais podem ter limites naturais ou políticos. Nem sempre estas espécies são ameaçadas de extinção, ainda que vivam em lugares pequenos. Um exemplo que ilustra este caso é o da juruviara-de-noronha (Vireo gracilirostris), um pássaro restrito à ilha de Fernando de Noronha, cujo território tem a metade da extensão da área de ocorrência do soldadinho-do-araripe. Esta espécie é classificada como "Quase Ameaçada" e a população de aves adultas é estimada em mil exemplares.

Para se ter uma noção do tamanho da área de ocorrência do soldadinho-do-araripe é possível recorrer à estátua do Padre Cícero, em Juazeiro no Norte. Assumindo o mesmo ângulo de visão da estátua veremos cerca de 8% das encostas da Chapada do Araripe, exatamente onde sobrevive o pássaro endêmico desta região. Em suma, ao contrário do soldadinho-do-araripe, nem toda espécie endêmica é ameaçada e nem toda espécie ameaçada é endêmica.










As setas indicam os pontos extremos de ocorrência do soldadinho-do-araripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário