quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Soldadinho-do-araripe: um símbolo vivo do Cariri!

Pássaro ameaçado representa importante mostra cultural

Weber Girão

Quem visita o Vale do Cariri descobre que esta região é um reduto muito especial da cultura nordestina, como uma encruzilhada onde todos se encontram, e acabam deixando e levando um pouco dos seus costumes. De fato, o Cariri está situado em um ponto quase central entre as capitais nordestinas, todavia, muito antes das capitanias hereditárias, diversas nações indígenas se encontravam neste vale de forma nem sempre amigável, dependendo das secas.

O mesmo elemento que atraía tanta gente no passado ainda torna este vale um lugar diferente – a água! Pois o Cariri está encravado no meio do semi-árido tal como um oásis no deserto. Mas muito antes dos índios, brancos e negros chegarem nesta região uma ave já se deleitava nas centenas de fontes d’água nas encostas da Chapada do Araripe. O soldadinho-do-araripe é a única ave restrita ao Ceará, vivendo somente nos municípios de Missão Velha, Crato e Barbalha. Também é uma dos pássaros mais ameaçados de extinção no planeta, e apesar de ser muito colorido, permaneceu escondido dos cientistas até 1996.

Após sua descoberta, o pássaro começou a chamar atenção da sociedade sobre a importância das águas que fizeram do Cariri ser o que é, mas curiosamente, seu símbolo se estendeu mais ainda. O passarinho coral transitou na música, cinema, teatro, cordel e até na moda! Aos pouquinhos, saiu do anonimato onde se escondeu até quando pôde, para só então gritar pela natureza e cultura deste vale que para muitos é encantado. Desde 2004 a Mostra SESC Cariri de Cultura tem em sua programação atividades relacionadas ao soldadinho-do-araripe e tudo que ele simboliza. Em 2010, a mostra o apresenta estilizado no símbolo do evento, homenageando o pássaro que com seu canto fala muito para quem sabe ouvir!








Soldadinho-do-arapipe estilizado como passarinho vermelho. (ver link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário