sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pesquisa revela as aves mais populares do Cariri

Diogo Veríssimo

O soldadinho-do-araripe é uma das sete aves mais populares do vale do Cariri, deixando para trás aves com uma presença cotidiana bem forte como o pardal, o beija-flor, a andorinha ou o papagaio. A conclusão é de um estudo conduzido na passada semana pela ONG Aquasis em parceira com o investigador Diogo Veríssimo, e que contou ainda com o apoio de dois estudantes de biologia da Universidade Regional do Cariri - URCA; Péricles Silva e Lívia Aquino.

Esta pesquisa, realizada em quatro comunidades distribuídas nas encostas da Chapada do Araripe, visou compreender melhor o impacto das atividades de educação e sensibilização ambiental conduzidas por Weber Girão e sua equipe, que há uma década trabalham para preservar a mata úmida da chapada. Os resultados refletem bem o empenho que tem sido posto por esta equipe na divulgação do soldadinho-do-araripe a todos os caririenses e mostram que o esforço dispendido até agora não foi em vão.

No entanto, nem tudo são rosas. O estudo apurou também que embora seja uma espécie bastante popular, existem ainda falhas no conhecimento da população que partilha a chapada com esta ave. Dos quase 300 entrevistados, menos de metade sabiam que o soldadinho-do-araripe estava em extinção, menos de um terço conheciam a ligação íntima entre a espécie e as nascentes, e menos de um quarto sabiam que esta ave se encontra apenas no Cariri.

Existe por isso ainda um longo caminho a trilhar. Mas a presente popularidade do soldadinho-do-araripe, pouco mais de dez anos depois da sua descoberta para a ciência, é um sinal de que o Cariri está, a pouco e pouco, descobrindo um dos seus filhos mais queridos.













Pesquisar ou ser pesquisado?!

















Soldadinho-do-araripe sobe degraus na pesquisa. (Foto: Péricles Silva "Jesus")

Um comentário:

  1. Excelente trabalho. Somos parte da natureza e devemos respeitar todos os seres vivos.O soldadinho do Araripe vai se recuperar por causa do trabalho e dedicaao de voces.

    Parabens

    Luiz Islo Nantes Teixeira

    ResponderExcluir