sábado, 9 de outubro de 2010

Chapada do Araripe em chamas!

novo incêndio ameaça biodiversidade

Weber Girão

Não completou um mês desde o incêndio ocorrido no dia 18 de setembro (ver link) e o fogo ameaça novamente o soldadinho-do-araripe. Desta vez a tragédia começou no sábado do feriadão de Nossa Senhora de Aparecida, e sua origem não teve apenas um ponto, mas pelo menos cinco, o que indica ação criminosa. As brigadas de incêndio do Prevfogo, Município do Crato e Bombeiros foram acionadas, mas as condições ambientais não são favoráveis. O Ceará enfentra a pior seca dos últimos 26 anos e a umidade do ar chegou 30% no Crato, atingindo o nível de "Estado de Atenção" na escala psicrométrica.

Este incêndio é maior do que o do mês passado, mas sua capacidade de se alastrar deve ser um pouco menor em função dos ventos mais brandos. Os focos se estendem desde as encostas da Chapada do Araripe até o seu planalto, obrigando a divisão dos combatentes. O Corpo de Bombeiros do Crato controlou o setor da Fonte Caianas, que é habitada pelo soldadinho-do-araripe e é o ponto de ocorrência da espécie mais ameaçado por este incêndio.

Ao que parece, o fogo teve início na parte da tarde do dia 9 de outubro e não foi controlado até a noite. As chamas podem ser vistas de longe na escuridão, sobretudo quando inflamam palmeiras de babaçu. Combates estão sendo programados para a madrugada, quando a temperatura é mais amena.

A tragédia coincidiu com a chegada de um grupo de nove turistas que viajou da Austrália até o Crato para conhecer o soldadinho-do-araripe. Apesar de estarem maravilhados com a beleza da ave, terão uma lembrança terrível do quanto esta espécie é realmente ameaçada de extinção.











Incêndio com diversos focos. (Foto: Ciro Albano)













Bombeiros combatem fogo próximo à Fonte Caiana. (Foto: Karina Linhares)













Bombeiros debelam fogo próximo à Fonte Caiana. (Foto: Karina Linhares)

2 comentários:

  1. Infelizmente esta tragédia não assola apenas o soldadinho-do-araripe. Incêndios criminosos matam milhares de filhotes de aves e outros animais aqui no Pantanal e no Cerrado, ano após ano. Mostrar filhotes de onça com nariz e patas queimandas na TV já não é mais novidades, assim como não são a paisagem calcinada de varetas negras que um dia foram árvores que sustentavam ninhais de garças, cabeças-secas, biguás e outras aves pantaneiras. A imbecilidade humana ainda não tem limites. E o que a gente faz para resolver isso? Vota em Tiriricas e Cátias Abreus da vida...

    ResponderExcluir
  2. Que tragédia.Estou profundamente entristecida com a crueldade humana. meu respeito a todos que lutaram para o controle deste terrivel incendio. Desejo força a todos que estao diretamente ligados a chapada.

    ResponderExcluir